segunda-feira, 6 de abril de 2009

O atual Parkour no Brasil.


Fico cada dia mais impressionado e feliz com a maneira em que a cena brasileira do Parkour vem crescendo. De fato temos que reconhecer que hoje temos praticantes muito bem instruídos dentro dessa atividade, não só fisicamente, mas também mentalmente e moralmente, diferente de tempos anteriores quando ainda se tinha pouco conhecimento do Parkour aqui no país.

Hoje é muito fácil acessando o Youtube, encontrar vídeos de alto nível em habilidade, como os do Onii(SC), Mauricio e Mih(DF), Bisão(SP), César e Ettori(Jundiaí-SP), Zico(SP), JJ(RJ), Rachaman(RJ), Danilo(SP), Duddu(SE), Edi, Jarbas, o pessoal de Fortaleza entre outros muitos. Há o pessoal de Belo Horizonte(PKMAX), onde se tem um belo exemplo de trabalho para implementar o Parkour na sociedade de uma maneira correta, e onde não se pode deixar de mencionar a competência com que desenvolvem o trabalho com o Parkour, transmitindo sempre compromisso com essa atividade. Há outros que inspiram simplesmente pelo fato de se inspirarem, como é o caso do Tk(Araçatuba), que recentemente produziu um vídeo inspirado em um comercial da Olimpkus e conseguiu inspirar muitos praticantes. Ou mesmo Pedro Thomas (DF) pelo amor depositado ao Parkour, o qual transmite bem em seus vídeos. Eu não poderia deixar de citar a lenda viva chamada Thiago (Belém), digo lenda porque não costuma aparecer muito, mas com o pouco que aparece já consegue ensinar muito a todos a sua volta, tanto com seu Parkour, como com seu intelecto. Há o Alberto (vulgo Betinho lol), que foi com quem comecei a treinar de forma séria, e quem não posso deixar de citar, tanto pela suas vitórias pessoais através do Parkour, como pelo compromisso que mantém com a atividade, sendo através de seus duros treinos, ou de seu Blog que é inspiração para muitos no Brasil todo, inclusive para gente que não pratica Parkour. Tem o Pessoal da Geração Tracer que recentemente começou um trabalho para ensinar Parkour de uma forma séria aos interessados.Também há o pessoal de Floripa (Floripa tracers), o pessoal de Curitiba (CTT), o LevelZ Parkour(Sp), que também mantém esse mesmo compromisso vivo já a algum tempo, assim como a BRTracer, grupo do qual me orgulho em fazer parte, tanto pelas amizades que ganhei como pelo trabalho que visamos desenvolver. Para terem uma idéia, há brasileiro até do outro lado do mundo servindo de inspiração para muitos como é o caso do Ti Urso (Le Parkour Brasil) que atualmente desenvolve um belo trabalho com Parkour na Nova Zelândia, podendo ser conferido através de seus videos. Seria um crime não citar as garotas que praticam Parkour em nosso país, como Isis e Mari (SP) que já são referencia para muitas outras no país e tenho certeza que fora dele também.

Enfim, posso ficar o dia todo falando de gente de norte a sul do País (e tenho certeza que deixei de citar bastante gente, coloquei apenas os que me vieram à mente de imediato) que servem e são inspiração para nós brasileiros e praticantes do Parkour, gente pelas quais nos devemos orgulhar e valorizar, da mesma maneira em que valorizamos gente do exterior, nem mais nem menos, mas apenas valorizar e reconhecer que aqui a coisa também acontece. O Parkour brasileiro vem se expandindo bastante, e finalmente posso me alegrar em reconhecer que estamos no caminho certo, apesar de ainda não termos o apoio necessário. Porém com toda essa gente que citei, será difícil não desenvolver algo bonito para o futuro.

Abraços e bons treinos.

14 comentários:

Jean disse...

Gostei muito do texto. Não sei explicar porque, mas simplesmente me passou um sentimento muito bom sobre o parkour no brasil. :) Valeu santigas, sem duvida alguma vc merece um lugar de muito respeito tambem.

=**

Millano disse...

muito bom santas, isso é verdade, muitas vezes (novatos principalmente visam apenas o pessoal do exterior, me dói no olho quando dizem que um bom tracer virou "gringo", eahueahuea. acho que todos DO MUNDO que levam a sério QUALQUER coisa merece respeito de estar se dedicando algo que faz parte da vida.

Koxxxa disse...

Boa Santigas, muito bom o texto, e realmente concordando com o millano, muitos novatos na prática, ainda visam os gringos como os "melhores" e não vêem os tracers brasileiros... Mas com o tempo, eles vão ver os monstros de verdade que existem no Brasil... =*

Gilberto G. Mescouto disse...

muito bom o Texto.
Thiago lenda viva!
manda muito ele!!!!
eu vi ele fazendo aquele salto da foto pessoalmente o.O' muito foda XD

Duddu Rocha disse...

E ai, Senhor Santigas-Eu-Sou-Monstro-E-Mando-Bem-Até-Nos-Posts?

O que me deixou mais feliz com o que escreveu foi o fato de sentir e concordar que é a pura verdade. Acredito que entramos numa nova era pro Parkour Brasileiro com pessoas pró-ativas e realmente preocupadas com o futuro da prática.

Eu tenho costume de dizer que o Parkour é um bebê que nasce todos os dias e que as atitudes dos tracers é o amparo que fará com ele cresça forte e saudável.

Não tenho dúvida alguma que os brasileiros se revelaram excelentes pais e mães. Vejo a cada dia mais pessoas engajadas em fazer a sua parte e deixar a sua contribuição. É emocionante.

E tendo em vista que o Brasil é um país imenso, tenho certeza que muitos acreditavam essa ser uma tarefa meio impossível.

Mas aqui estamos nós. Somos o parkour brasileiro e hoje podemos contar com o apoio de pessoas como você em todos os 4 cantos do país.

Esse é o maior ganho para o parkour nacional.

Lindo post. Inspirante e com gostinho de evolução para todos os lados.

Rachacuca disse...

Cara, concordo demais com todo mundo.
Mandou bem, Santi.

O post passou uma energia muito boa.

Espero que essa energia inflame os leitores e inspire-os como vc descreveu sobre outros praticantes.

Até breve,
B.

Arteba disse...

boa santigas também sou dessa vibe otimista.

Jarbas Rodrigues disse...

belo post, santigas...
tambem tenho uma enorme alegria em ver que tantos estão se esforçando pra que tudo corra certinho, ah, e muitissimo obrigado pela consideração, voce tambem é um super exemplo no mundo do parkour.

grande abraço.

Soilwork disse...

é engraçado ver o parkour no brasil dessa forma mais otimista, sempre acabamos pensando nos modas, nos oportunistas e acabamos esquecendo do que temos de bom.

Obrigado pelo texto!

e que continuemos todos juntos nisso.

MestreConrad disse...

Ahhhhh cyborg!!! agora ta programado pra escrever coisas bonitas ??

preciso fazer um estágio com vc!!

sdbjo!

Gabriel de Assis Miranda disse...

Boa Santi.Bom texto adorei, bem afetuoso. É isso ai, o Parkour cresceu muito, muito mesmo. Quando entrei na comunidade não tinha nem 3 mil pessoas se bobiar. Hoje tem muita gente boa praticando em todos os brasis, e com uma certa consciência. Só que a consciência plena sobre o Parkour ainda não foi alcançada por grande parte. Mais é isso ai, estamos no caminho, é preciso uma estética nossa. O Parkour como qualquer arte ao chegar num país, se apropria da organização cultural, social, política e econômica do mesmo, assim se transformando. O Parkour quando aqui chegou se transformou, só que alguns não estão receptivos a estás trasformações simbólicas e subjetivas - não digo trasformações apenas físicas, o físico é menor perto do grande valor psicológico que o Parkour tem para nos doar. A mudança começa em tudo, inclusive nos videos produzidos aqui, dos quais o Parkour encontra seu maior veículo de divulgação. os praticantes precisam estudar a frase "ser forte para ser útil" como se ela tivesse sido aspirada por um brasileiro.

Valeu pelo texto Santi, boto fé em você, saudade seu camumbembe safado! Bjo.

E as dengosas do corpo de pluma? Como andam?

JJ disse...

Boa Santigas, muito obrigado pelo reconhecimento...

E assim como todos que escreveram, o post me passa um espírito de união no parkour, sim, porque todos que consideramos esta "arte corporal" de uma forma séria estamos unidos e somos bons no que fazemos. Toda essa rapaziada que você citou e os que não, são nota 10!

Espero continuemos crescendo, evoluindo e mantendo o espírito do parkour vivo, forte e útil !

Att. JJ.

AliGaza disse...

Caraca, Santigas. Mandou bem demais!
Nossa visão sobre a cena atual do Parkour brasileiro se cruza em muitos pontos, ainda mais na citações que você fez.
Tá de parabéns pelo texto. Me inspirou muito!

Unknown disse...

Muito bom o texto, e isso reforça mais os novatos a procurar exemplos nacionais do que internacionais.

Parabéns