Já não é mais possível contar nos dedos se formos citar todos os grupos, instituições ou indivíduos que se dedicam ao ensino e a divulgação da prática de forma responsável e profissional. Quando penso nisso tenho até um pouco de arrepios, pois me dou conta de que realmente o Parkour é um fenômeno que se espalhou rapidamente pelos quatro cantos do mundo. Claro que não devemos levar em consideração tudo que vemos por ai, pois como já diria o dito popular “nem tudo que reluz é ouro”, e como um bom trabalho não é feito apenas de boas intenções ainda é possível encontrar muitas pessoas despreparadas quando nos referimos a transmissão do Parkour.
Apesar dos pesares, vejo com muito bons olhos a maneira de interpretar e transmitir o Parkour de grande parte dos praticantes do cenário atual. Mesmo que se multipliquem os campeonatos de Parkour, mesmo que para alguns o Parkour seja apenas saltar longe ou mesmo que muitos ainda insistam em não se preocupar muito com condicionamento físico, ainda vejo tantos outros que se preocupam e se dedicam para não apenas aprender o Parkour, mas para serem indivíduos fortes, tanto fisicamente quando mentalmente. Vejo uma família crescendo já em proporção global, crianças, jovens, adultos, homens, mulheres, todos em busca de, auto-conhecimento, força interior, amor. Pude ver e absorver isso de maneira muito forte no tempo em que estive vivendo na França em treinamento junto aos Yamakasi. Toda essa energia de treino, amizade e busca em comum por parte dos praticantes por la é chamado de ‘’Espirit Yamak’’, ou Espirito Yamakasi.
Inspirado por toda essa energia benéfica que o Parkour me oferece até hoje, iniciei um projeto aqui em Brasília já faz algumas semanas, onde me dedico a transmitir o Parkour a quem tenha o interesse em descobrir. Bom ou ruim, já sinto o peso da responsabilidade em passar adiante tudo aquilo que aprendi durante todos esses anos de prática e aprendizado. Ao mesmo tempo vejo uma grande oportunidade de compartilhar não só oque sei sobre o Parkour, mas mostrar um pouco de mim a outras pessoas, dando também liberdade para que elas mostrem um pouco delas, possibilitando um crescimento mútuo. Quando observo como tem ido a prática em diversos pontos do mundo, sinto uma nova etapa se iniciando para o Parkour, pois acredito fielmente no trabalho dessa galera que tem mantido acesa a chama, e passado adiante a mensagem de nossa prática .
Mas é também uma nova etapa para mim e para esse Blog. Tenho planos de estar postando algo por aqui pelo menos uma vez por semana e continuar comentando um pouco sobre minhas novas vivências e observações dentro da prática. Deixo aqui o link de facebook para quem tenha o interesse em conhecer meu novo trabalho com o Parkour em Brasília e também um vídeo no qual me motivou a estar escrevendo esse pensamento . É um trabalho desenvolvido por Laurent Piemontesi, integrante do grupo Yamakasi e praticante por mais de 20 anos, alguém com quem aprendi muito e a quem tenho grande admiração. Até breve e bons treinos.
link 1 - http://www.facebook.com/aulasdeparkourbrasilia
link 2 - http://www.youtube.com/watch?v=uGT0Cpcz7kE&feature=g-all
Nenhum comentário:
Postar um comentário