terça-feira, 26 de junho de 2007

Andei pensando.

Até que ponto vale a pena explicar as pessoas sobre o Parkour? Essa é uma pergunta que martela minha cabeça desde que iniciei meus treinos. Muitas pessoas ficam maravilhadas quando assistem Parkour pela TV, e a maioria simplesmente acha legal porque está na moda não procurando se interar mais no assunto, dai surgindo muitos conceitos errados sobre a atividade.

Quando alguém me pergunta se eu pratico o "Le Parkour", eu procuro sempre avaliar se vale a pena ou não explicar sobre oque eu pratico. Eu sou da opinião que só se entende o Parkour praticando mesmo, não tem como, é a mesma diferença entre sentir o cheiro de uma comida, e prova-la, as vezes o cheiro pode soar bem diferente em relação ao gosto. Você pode ter a teoria toda na cabeça mas nunca vai saber oque é Parkour se não coloca-lo em prática, do mesmo jeito que se você não tem em mente alguns conceitos, na prática seu Parkour não irá sair do lugar.

Revendo o documentario da UFF que fizeram com o Vigroux, ele fala uma coisa que dessa vez me chamou mais atenção do que das outras vezes: "Você precisa saber se quer praticar o Parkour por diversão, ou se quer se tornar um verdadeiro atleta, fazer disso a sua vida e a sua profissão.". A partir dessa frase você percebe o nivel de conciencia que ele possui em relação a atividade, ou seja, em outras palavras ele disse que se você quer ser forte também, igual ele, ou igual outros caras como Belle, Thomas e outros franceses, você precisa antes decidir levar a atividade como um estilo de vida mesmo, e não como uma diversão. Em cima disso, que eu percebo que o Parkour aqui no Brasil ainda não Passou de uma simples "diversão", são muito poucas ainda as pessoas que levam o Parkour como um estilo de vida, e dai vem o porque da minha seleção a quem devo expor, e a quem não devo expor a atividade que pratico, porque para algumas pessoas o Parkour irá sempre ser uma mera diversão, e não fará diferença alguma falar tudo que sei a respeito. Então o melhor a fazer sempre será falar menos, e treinar mais, focar mais em si mesmo, porque é a sua prática que trará credibilidade as suas palavras quando você precisar explicar alguma coisa sobre o assunto para alguém que se interesse.

Abraços

Pedro Santigas

5 comentários:

Soilwork disse...

é verdade isso.. a maioria não faz muita ideia do porque treina, e porque quer treinar, mas até mesmo nos serios isso se diverge com o "motivo" do Parkour, lendo o blog do blane tem uma sitação do thomas (do blog dele) que é legal ver.

"I believe that Parkour, however wide it may be, is not a discipline in itself, but a piece of a bigger thing. If you follow the idea of Parkour (at least as it was when i got into it) to the extreme (being able to save your skin from any dangerous situation), then you should not only train to jump, run, climb, etc... You should also be learning about survival techniques, escape techniques, fighting, and things like this."

lendo isso você ve a diferença dos treinos la pros treinos aqui. la o povo treina e se esforça porque na cabeça deles, se você não treinar suficiente, na hora do "vamo vê" sua vida que pode estar em jogo, você treina duro pensando no seu pescoço.

e o brasileiro não gosta mto de se preoucupar, prefere curtir ;D

Sofia Magalhães disse...

oie

Anônimo disse...

Quando comecei a treinar, era por diversao, pra manter o corpo em forma, pois todos os caras dos videos tinham o corpo massa. So conheci o Belle depois do meu segundo treino, atraves do B13(devo ser uns dos poucos que assistiu ao filme depois de treinar) e foi entao que comecei a ler mesmo sobre o assunto. Foi entao que descobri o que queria ser: FORTE! Principalmente depois de treinar com vc e com o Beto, tudo mudou na minha vida, e muitos dos meus antigos amigos, meus pais, ate mesmo minha namorada, nao entendem que eu quero fazer isso pra minha vida, nao entendem que nao eh fase, que nao eh esporte. Essa eh a minha vida, a nossa vida.

Vivamos para sempre!

Abracos! Otimo topico!

Gustavo (Yue) disse...

Ainda não cheguei bem nessa fase de treinar para situações de emergências.

Nao sei se tem como essa de, chegar em outra fase. Mas ao menos refinar o pensamento e objetivo. Mudança de metas e meios acho que acontecem.

Hoje meus treinos são para:
- Fortalecer o corpo
- Elevar os limites fisicos de força e resistência


Então estou investindo na fundação da casa :)
depois com a base, a gente molda de acordo com a necessidade eheheh ;)

Esses dias estava convernsando com um colega, tem gente que não tem a menor noção do que foi falado aqui, e nem procuram se informar. Preguiça?

hehehe vai saber :D
"tá muito bom do jeito que tá" - frase comum ehehhee

Anônimo disse...

"Quando alguém me pergunta se eu pratico o "Le Parkour", eu procuro sempre avaliar se vale a pena ou não explicar sobre oque eu pratico."

Isso também acontece comigo, dependendo da situação avalio se vale a pena ou não explicar sobre parkour.

- Hoje eu vou treinar.
- E o que vc treina?
- ... Eu pratico um pouco de corrida, na cidade mesmo, faço exercícios para os braço, e alguns exercícios naturais...
- Hm... legal!

Geralmente eu falo isso, hehe.

Falou, bons treinos.