sexta-feira, 24 de abril de 2009

"Isso não vale a pena"


Resolvi fazer essa postagem só pra registrar um fato engraçado que aconteceu ontem a noite, quando eu, Mih, Caio e Uberacy treinavamos no golpe. Quando o Mih foi efetuar um salto de braço de uma caixa para outra, apareceu uma mulher de meia idade e soltou essa:
-não faça isso, não vale a pena".
Na mesma hora, e sem exitar, Mih respondeu:
-Vale sim.
A mulher:
-Não, não vale
Mih:
-Vale sim
A mulher:
-Você pode cair e se machucar, não vale a pena
Mih:
- Mas vale a pena sim

Eu sei que logo depois ela foi embora, e ficamos la rindo igual uns retardados. lol.
Quem treina Parkour está constantemente sujeito a se deparar com pessoas alertando do perigo ou avisando da possibilidade de arrumar alguma lesão, isso acontece muito comigo e com o pessoal que eu treino. Mas ontem acho que foi a vez mais engraçada, talvez só se compare com a vez que o Manoelzinho também foi fazer um salto de braço, também la no golpe, quando passou um cara aleatório perguntando oque ele iria fazer. Quando Manoelzinho respondeu falando de suas intenções, o cara logo falou "eu não lhe permito". lol(2).

Enfim, isso mostra que realmente as pessoas só entendem melhor o Parkour a partir do momento que começam a praticar. E realmente, visualmente é algo que impressiona quem nunca teve relação com esse tipo de coisa, pelo fato de o perigo estar ali sempre presente.

Bons treinos

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O atual Parkour no Brasil.


Fico cada dia mais impressionado e feliz com a maneira em que a cena brasileira do Parkour vem crescendo. De fato temos que reconhecer que hoje temos praticantes muito bem instruídos dentro dessa atividade, não só fisicamente, mas também mentalmente e moralmente, diferente de tempos anteriores quando ainda se tinha pouco conhecimento do Parkour aqui no país.

Hoje é muito fácil acessando o Youtube, encontrar vídeos de alto nível em habilidade, como os do Onii(SC), Mauricio e Mih(DF), Bisão(SP), César e Ettori(Jundiaí-SP), Zico(SP), JJ(RJ), Rachaman(RJ), Danilo(SP), Duddu(SE), Edi, Jarbas, o pessoal de Fortaleza entre outros muitos. Há o pessoal de Belo Horizonte(PKMAX), onde se tem um belo exemplo de trabalho para implementar o Parkour na sociedade de uma maneira correta, e onde não se pode deixar de mencionar a competência com que desenvolvem o trabalho com o Parkour, transmitindo sempre compromisso com essa atividade. Há outros que inspiram simplesmente pelo fato de se inspirarem, como é o caso do Tk(Araçatuba), que recentemente produziu um vídeo inspirado em um comercial da Olimpkus e conseguiu inspirar muitos praticantes. Ou mesmo Pedro Thomas (DF) pelo amor depositado ao Parkour, o qual transmite bem em seus vídeos. Eu não poderia deixar de citar a lenda viva chamada Thiago (Belém), digo lenda porque não costuma aparecer muito, mas com o pouco que aparece já consegue ensinar muito a todos a sua volta, tanto com seu Parkour, como com seu intelecto. Há o Alberto (vulgo Betinho lol), que foi com quem comecei a treinar de forma séria, e quem não posso deixar de citar, tanto pela suas vitórias pessoais através do Parkour, como pelo compromisso que mantém com a atividade, sendo através de seus duros treinos, ou de seu Blog que é inspiração para muitos no Brasil todo, inclusive para gente que não pratica Parkour. Tem o Pessoal da Geração Tracer que recentemente começou um trabalho para ensinar Parkour de uma forma séria aos interessados.Também há o pessoal de Floripa (Floripa tracers), o pessoal de Curitiba (CTT), o LevelZ Parkour(Sp), que também mantém esse mesmo compromisso vivo já a algum tempo, assim como a BRTracer, grupo do qual me orgulho em fazer parte, tanto pelas amizades que ganhei como pelo trabalho que visamos desenvolver. Para terem uma idéia, há brasileiro até do outro lado do mundo servindo de inspiração para muitos como é o caso do Ti Urso (Le Parkour Brasil) que atualmente desenvolve um belo trabalho com Parkour na Nova Zelândia, podendo ser conferido através de seus videos. Seria um crime não citar as garotas que praticam Parkour em nosso país, como Isis e Mari (SP) que já são referencia para muitas outras no país e tenho certeza que fora dele também.

Enfim, posso ficar o dia todo falando de gente de norte a sul do País (e tenho certeza que deixei de citar bastante gente, coloquei apenas os que me vieram à mente de imediato) que servem e são inspiração para nós brasileiros e praticantes do Parkour, gente pelas quais nos devemos orgulhar e valorizar, da mesma maneira em que valorizamos gente do exterior, nem mais nem menos, mas apenas valorizar e reconhecer que aqui a coisa também acontece. O Parkour brasileiro vem se expandindo bastante, e finalmente posso me alegrar em reconhecer que estamos no caminho certo, apesar de ainda não termos o apoio necessário. Porém com toda essa gente que citei, será difícil não desenvolver algo bonito para o futuro.

Abraços e bons treinos.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Recentes treinos

Montei um pequno video com algumas cenas dos ultimos treinos só pra deixar registrado.



Bons treinos.