quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Momento Parkour - A falta de Parkour em ''O Senhor Dos Anéis''.

Criei esse blog com a intenção de falar sobre Parkour, mas hoje resolvi entrar um pouco no mundo do cinema. Ontem pela noite, depois de muitos anos, eu estava re-assistindo o filme ''Lord Of The Rings - The Fellowship Of The Ring''e percebi algo curioso. Reparem nas imagens a seguir :



Esse é o momento do filme em que o mago Gandalf destroi a ponte para que um monstro denominado Balrog caisse no abismo. É o momento que ele solta a frase épica ''YOU SHALL NOT PASS''. Mas logo em seguida o filme nos mostra que ao despencar, o Balrog brandiu seu chicote e puxou Gandalf para que ele caisse também. É ai que vem o momento "Falta de Parkour".

Bom, como um bom expectador seria injusto de minha parte reclamar do fato de Gandalf não ter conseguindo climbar (subir) e se salvar, afinal a história original nos conta que ele caiu e lutou contra o monstro para que depois a história pudesse se desenrolar de uma forma bacana, como nós conhecemos.
Mas precisava do diretor cometer um erro bobo desse ?

Nós que treinamos arduamente para subir em muros e escalar paredes sabemos que existem tipos diferentes de muros, e a técnica para subir pode variar de acordo com a formação do muro. O problema é que o filme nos mostra que inicialmente Gandalf se pendura em um muro ''sem pegada'', e logo em seguida esse muro se transforma em um ''com pegada atrás'', tudo em questão de segundos ! Na primeira imagem seria muito mais dificil de Gandalf, o cinzento, conseguir efetuar um ''Climb-up''. Já na segunda imagem, todo praticante de Parkour deve saber bem que seria muito mais facil do Mago conseguir subir e se salvar.

Deduzo que o diretor, Peter Jackson, pode ter encontrado a dificuldade de ter que mostrar a cabeça de Gandalf pois há uma fala nesse momento, antes de ele cair. E estando sempre na posição da primeira imagem acredito que seria muito mais dificil filmar a fala em um bom posicionamento. Bom, se houve de fato esse pensamento, essa solução encontrada acaba se tornando um erro cinematográfico.

Mesmo que provavelmente isso tenha passado despercebido pela maioria das pessoas, tenho certeza que aqueles que se aventuraram alguma vez pelo mundo do Parkour não tem muitas dificuldades para encontrarem erros como esse em produções desse tipo. Apesar de todo preparo e a boa tecnologia de hoje pequenos equivocos ainda podem ser bem comuns, e nesse caso apresentado vejo que faltou um pouco de consciencia corporal aos idealizadores da sequencia .

A cena completa vocês podem conferir AQUI.

Finalizo com um link para um tutorial criado por Sebastian Foucan (O Pantera Negra), um dos fundadores da prática, nos mostrando diferentes formas de agarrar um muro !


Bons treinos.

2 comentários:

Igor Scaldini disse...

Haha muito boa observação... quando eu vi esta cena eu pensei "dava pra climbar ali!" mas nem reparei o "erro".

Muito bom seus textos Santigas, espero que você continue postando sempre...

Abraço!

Rachacuca disse...

Muito bom, Santi,
Hahahaha. Rachei aqui.

Ontem assisti O Hobbit no cinema. Tem uma ceninha com Parkour excplícito (segue o link do youtube) e na mina podem ser apontadas algumas outras técnicas, mas mais discretas.

http://youtu.be/nOGsB9dORBg?t=2m4s

Todo novo filme q assisto - de ação, policial, aventura etc - fico tentando identificar quando vai ter o momento parkour.

Abraço.