quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Uma nova etapa

          Hoje quando falamos sobre Parkour, talvez já não pensemos tanto em indivíduos saltando prédios e fazendo coisas super impressionantes como antigamente. Talvez muitos curiosos ou leigos ainda mantém essa imagem em mente. Porém, aqueles que decidem buscar apenas um pouco mais de informação acabam descobrindo sem muito esforço que o Parkour é uma atividade muito ampla, que tem se tornado popular e mais acessível a cada dia que passa. E sem dúvidas, todos aqueles que tem desenvolvido projetos voltados a divulgação da prática, sejam novos ou velhos praticantes, tem grande responsabilidade nessa transformação.


          Já não é mais possível contar nos dedos se formos citar todos os grupos, instituições ou indivíduos que se dedicam ao ensino e a divulgação da prática de forma responsável e profissional. Quando penso nisso tenho até um pouco de arrepios, pois me dou conta de que realmente o Parkour é um fenômeno que se espalhou rapidamente pelos quatro cantos do mundo. Claro que não devemos levar em consideração tudo que vemos por ai, pois como já diria o dito popular “nem tudo que reluz é ouro”, e como um bom trabalho não é feito apenas de boas intenções ainda é possível encontrar muitas pessoas despreparadas quando nos referimos a transmissão do Parkour.



          Apesar dos pesares, vejo com muito bons olhos a maneira de interpretar e transmitir o Parkour de grande parte dos praticantes do cenário atual. Mesmo que se multipliquem os campeonatos de Parkour, mesmo que para alguns o Parkour seja apenas saltar longe ou mesmo que muitos ainda insistam em não se preocupar muito com condicionamento físico, ainda vejo tantos outros que se preocupam e se dedicam para não apenas aprender o Parkour, mas para serem indivíduos fortes, tanto fisicamente quando mentalmente. Vejo uma família crescendo já em proporção global, crianças, jovens, adultos, homens, mulheres, todos em busca de, auto-conhecimento, força interior, amor. Pude ver e absorver isso de maneira muito forte no tempo em que estive vivendo na França em treinamento junto aos Yamakasi. Toda essa energia de treino, amizade e busca em comum por parte dos praticantes por la é chamado de ‘’Espirit Yamak’’, ou Espirito Yamakasi. 



          Inspirado por toda essa energia benéfica que o Parkour me oferece até hoje, iniciei um projeto aqui em Brasília já faz algumas semanas, onde me dedico a transmitir o Parkour a quem tenha o interesse em descobrir. Bom ou ruim, já sinto o peso da responsabilidade em passar adiante tudo aquilo que aprendi durante todos esses anos de prática e aprendizado. Ao mesmo tempo vejo uma grande oportunidade de compartilhar não só oque sei sobre o Parkour, mas mostrar um pouco de mim a outras pessoas, dando também liberdade para que elas mostrem um pouco delas, possibilitando um crescimento mútuo. Quando observo como tem ido a prática em diversos pontos do mundo, sinto uma nova etapa se iniciando para o Parkour, pois acredito fielmente no trabalho dessa galera que tem mantido acesa a chama, e passado adiante a mensagem de nossa prática .


          Mas é também uma nova etapa para mim e para esse Blog. Tenho planos de estar postando algo por aqui pelo menos uma vez por semana e continuar comentando um pouco sobre minhas novas vivências e observações dentro da prática. Deixo aqui o link de facebook para quem tenha o interesse em conhecer meu novo trabalho com o Parkour em Brasília e também um vídeo no qual me motivou a estar escrevendo esse pensamento . É um trabalho desenvolvido por Laurent Piemontesi, integrante do grupo Yamakasi e praticante por mais de 20 anos, alguém com quem aprendi muito e a quem tenho grande admiração. Até breve e bons treinos.

link 1 - http://www.facebook.com/aulasdeparkourbrasilia
link 2 - http://www.youtube.com/watch?v=uGT0Cpcz7kE&feature=g-all

Nenhum comentário: